Parceiros

Parceiros

quarta-feira, 22 de abril de 2009

LI GOSTEI .LEIA TAMBÉM



DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ


Por Dr. Ernesto Artur - CARDIOLOGISTA – 08/2009
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias e conselhos. Aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles vão te deixar tinindo.
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Eu sou a minha própria religião.
T E N H A - U M - I N F A R T E – F E L I Z!
A escolha é sua!

AMIGOS


WILTON E WELLINGTON


Breve em Lorena no Projeto Capelania Hospitalar Rumo ao UCI
Vamos realizar nosso sonho a implantação em Lorena da filial da Unidade de Cuidados Intensivo para Idosos
CONTATOS COM A DUPLA
11-20792498
11-95564014
11-95677589


orkut wiltonewllington@hotmail.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

A Cura Para a Alma



Por Eleny Vassão de Paula Aitken
Era a primeira vez que entrava na Enfermaria Feminina do Setor de Psiquiatria. O estigma da loucura também me alcançara; eu esperava encontrar por trás daquelas portas gente diferente, com a cara da loucura. Meus joelhos tremiam, mas o espírito de desafio empurrava-me para frente. O desejo de ajudar superava o medo e o sentimento de incapacidade. Ao caminhar pelos corredores, me surpreendi, pois encontrei gente. Pessoas com rostos aflitos, outros distantes da realidade caminhando como autômatos, sem direção, mas ainda eram gente. Em meio à minha ignorância, comecei a ouvi-los, dar-lhes carinho e atenção, e descobri que muitos de seus problemas, preocupações, culpas e ansiedades eram comuns ao resto da humanidade, mas em maior gravidade. Nos rostos sem vida, nos pés inseguros, um enorme vazio existencial.
Viktor Frankl, pai da logoterapia, diz: “as pessoas têm o suficiente com o que viver, mas não têm por que viver; têm os meios, mas não tem o sentido.” Essa falta de sentido na vida gera insegurança e desmotiva as pessoas a enfrentarem seus problemas de maneira sadia. Para que reagir e lutar, se a vida não tem nenhum propósito? Apoiadas em seus próprios e parcos recursos, tentam enfrentar a vida, mas as frustrações lhes trazem insegurança e medo. Estão soltas na vida, sem qualquer referencial, sem ter para quem correr em busca de socorro, sem estímulo para continuar a luta. Perda, frustração, tristeza, medo, insegurança, culpa, ansiedade, desespero, vazio existencial, denotam o já equilíbrio biológico, e por conseqüência, emocional e mental.
Ser tratado como vítima das circunstâncias é algo cômodo para o paciente, mas ao mesmo tempo humilhante. Os medicamentos ajudam em momentos de maior necessidade, mas não curam a alma, ou ensinam a viver. Como se pode despertar num paciente o sentido de que é responsável por algo perante a vida, por mais duras que sejam as circunstâncias? Torna-se necessário o atendimento espiritual à estes pacientes. Eles precisam saber que foram feitos um a um, como uma obra-prima do Criador, que traçou um plano para cada ser, fazendo com que suas vidas possam transbordar de sentido e realização. Ao perceber vislumbres da pessoa de Deus, provar de Seu amor e descobrir que com Sua ajuda e direção os problemas mais complexos podem ser solucionados, o paciente aos poucos torna-se mais seguro, e descobre que todos os erros de seu passado podem ser perdoados e apagados, diante de Deus e das pessoas. A vida passa a ter a plenitude de sentido, ao encontrar seu sentido em Deus e em servir seus semelhantes. Quando o paciente descobre que não é uma vítima incapaz de alterar sua sorte, mas um agente, perdoado, fortalecido e capaz, então encontra a esperança que o ajuda a enfrentar o sofrimento, as crises, os traumas, acelerando seu tratamento.
Muitas e variadas são as formas de ajudar o paciente a reencontrar o compasso da vida. A música é uma delas. Através da musicoterapia centrada em Deus, a harmonia dos sons faz, a princípio, com que ela se sinta fora compasso, desafinada em dar as notas da vida. Aos poucos vai se soltando, percebendo que é aceita e amada, mesmo quando andou toda a vida fora do ritmo; descobre que pode encontrar o equilíbrio, a paz, a alegria, a música, mesmo que ela seja triste, em meio ao sofrimento. O Serviço Evangélico de Capelania traz ao encontro do paciente, um conjunto de médicos e estudantes de medicina do HCFMUSP, e outros conjuntos musicais que cantam a mensagem de esperança e vida, do encontro com Deus, do perdão e da paz. Um ministro de música traz a melodia e o ritmo como descontração, liberdade e mensagem de solidariedade, lembrando-lhes que estão vivas, e que os problemas têm solução. Dia a dia os pacientes são acompanhados individualmente através do aconselhamento, demonstrando-lhes amor sem impor condições, ouvindo suas dores, procurando na raiz de cada história o fator desencadeante do transtorno psiquiátrico, e ajudando-os a encontrar segurança e paz em sua amizade com Deus.
T., paciente do Setor de Psiquiatria, disse: “Eu descobri que existe um Deus que se importa comigo, e Ele está me ajudando a reorganizar a minha alma.. Descobri que posso mudar as circunstâncias, e fazer com que as pessoas também se importem comigo.”
L., disse: “O ECT ajuda, mas não pode resolver meus problemas, porque ele não alcança a minha alma. Só Deus pode fazer isso. “A pessoa de Deus, através da Bíblia e de pessoas que se dispõe a ser usadas por Ele, faz com que tanto a medicação, como o tratamento feito através de cada profissional, cooperem para que a música ganhe sua plena harmonia na vida de cada paciente.
CAPELANIA CGADB

Graças ao Senhor estamos dando mais um passo com esse informativo na internet, ampliando nosso trabalho em levar ao povo de Deus, uma conscientização acerca da urgência de atender o campo missionário caracterizado missões urbanas, que com-preende, hospitais, penitenciárias, escolas, quartéis, favelas, área social e etc...
Que clamam por socorro urgente da palavra viva que liberta, cura e transforma o mais vil pecador; e sabemos que só Jesus tem esse poder.
Portanto se faz necessário um maior envolvimento dos cristãos nesse importante ministério de CAPELANIA, as portas estão abertas, os campos estão brancos e a ordem imperativa já foi dada, cabe a nós atender a ordenança do Mestre em busca das almas perdidas nos grandes centros urbanos.
Somos desafiados diariamente a nos desprender de tantos elos que nos atrelam a atividades rotineiras e até secundárias, ofuscando a nossa visão de grande comissão enviada por Jesus.
Obstáculos temos, quantas vezes somos o próprio com nossas desculpas e até mesmo inclinações materiais, não nos entregando na dimensão do Espírito Santo, para conduzir os verdadeiros frutos entre todos a excelência da caridade.
Presidente do Conselho de Capelania da CGADB e CONFRADESPCapelão, Pr. Agostinho Gomes da Silva Filho
Visite este importante site: http://www.capelaniacgadb.com.br/

domingo, 12 de abril de 2009

RELÓGIO DE ORAÇÃO


POR: CAPELÃO, PR. AGOSTINHO G. DA SILVA FILHO


Relógio de Oração. Ore por esta causa!!!
Vamos alcançar as vidas que estão clamando por socorro, ore por esta grande obra que é a Capelania Evangélica, orando todos nós juntos estaremos alcançando a misericórdia de Deus para todas as pessoas que estão em trevas e necessitam da salvação, e também nós que estamos no "campo-de-batalha" alcançaremos mais proteção e vigor para trabalharmos mais e mais para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O trabalho de Capelania é desenvolvido nos hospitais, presídios, empresas, asílos, escolas, quartéis, cemitérios e com os menores-infratores, ore por essas instituições que são carentes das nossas orações.
Escolha um dos 8 horários: Às 12h, 15h, 18h, 21h, 24h, 03h, 06h ou 09h.
Reserve 1, 2, 3 minutos ou mais todos dias para orar em favor dessa causa tão nobre. Que Deus o abençoe!

sábado, 11 de abril de 2009

CAPELA CAPELÃO CAPELANIA


Nos Dicionários (ainda encontramos estas definições):
No Aurélio;
capela sf. 1. Pequena igreja de um só altar. 2. Divisão de templo, com altar próprio.capelania sf. Cargo ou dignidade de capelão.capelão sm. Padre incubido de rezar missa em capela, ou que dá assistência espiritual a regimentos militares, escolas, hospitais, etc. [Pl.:-ães.]
No Melhoramentos:
Capela, s.f. 1. Edifício religioso, que comporta geralmente um altar. 2. Aposento consagrado ao culto, numa instituição ou moradia.Capelania, s.f. Cargo e benefício de capelão.Capelão, s.m. 1. Padre encarregado do serviço religioso de uma capela. 2. Sacerdote que dirige serviços religiosos e presta assistência espiritual em corporações militares, hospitais, colégios e comunidades religiosas. Pl.: capelães.
Definição correta e mais abrangente:
Capela - É um local edificado normalmente no interior das dependências de presídios, hospitais, escolas, ou nas suas imediações, e administrada e dirigida por um Capelão.Capelão, Ministro religioso (iman, padre, pastor, rabino, ...) autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar reuniões religiosas (cultos, missas, ...) em comunidades religiosas (conventos, institutos, retiros, seminários, ...), colégios, corporações militares, hospitais, presídios, universidades, e outras organizações. Obs.: Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham também o seu capelão, bem como, uma capela em casa ou palácio.Capelania É dar Assistência Espiritual em regimentos militares, hospitais, presidios, asilos, conglomerados, escolas e a carentes de tal ministério. É levar a fé, a esperança e o amor [1 Coríntios 13.13]. É evangelizar [Marcos 16.15]. É aperfeiçoar sua fé com as obras [ Tiago 2.22]. É ser ovelha de Jesus [Mateus 25.35,36]. É fazer o bem [Tiago 4.17]. Enfim, é uma Visão Bíblica.
MISSÃO:
- A Capelania tem como missão atuar nas diversas instituições através de oficiais (militares) ou voluntários (hospitais, prisões, escolas, etc.) capacitados.- Estes agentes (capelães) levam amor, conforto e esperança aos soldados, pacientes, alunos, funcionários e familiares, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.
ATUAÇÃO:
- O Ministério da Capelania e da visitação pode ser exercido no interior e imediações de entidades fechadas:
Quartéis, Navios, Presídios, Delegacias, Hospitais, Sanatórios, Casas de Saúde Mental, Asilos, Orfanatos, Casas de Menores, Escolas (Internatos, Universidades, ...), Comunidades Religiosas (Institutos, Seminários, Retiros, etc.), Cemitérios, Sindicatos, Fábricas, Empresas, Clubes, Creches, Condomínios, Instituições Públicas (Câmara, Prefeitura, repartições, ...),etc.
O Capelão voluntário atua também em Guerras, Revoluções, Acidentes, Catastrofes, Inundações, Terremotos, etc. Enfim se prontifica para ajudar ajudar aos necessitados em qualquer situação.
SERVIÇOS:
- Missionários, pastores, profissionais da área de saúde e membros de diversas denominações evangélicas dedicam suas vidas ao apoio e conforto espiritual em lugares que fogem às 'quatro paredes' da igreja, como hospitais, presídios e escolas.
- Assistência Espiritual, ...
TIPOS:
- Capelania é um ministério espiritual de serviço a Jesus que cuida dos que estão, de alguma forma ou por algum tempo privados do convívio de suas famílias ou dasociedade.
Capelania Militar: Prestada por oficiais Militares com qualificação militar de Capelão em Quarteis, Corporações, Regimentos, Navios das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícias Militares e Civis.Capelania Hospitalar: Prestada por voluntários em Hospitais, Pronto-socorro, Sanatórios, Saúde Mental, junto a pacientes e profissionais da saúde.Capelania Carcerária: Voluntários em Presídios, Colonias Penais, Prisões, Delegacias, e juntos aos familiares dos encarceirados.Capelania Escolar / Universitária: Voluntários atuando dentro de Escolas, Institutos, Seminários, Universidades e imediações. Atua junto a corpo docente, discente e administração.Capelania Institucional: Voluntários em Casas e abrigos de menores, FEBEM (SP), Emprêsas, Associações, Orfanatos, Asilos, Repartições Públicas, e outras entidades sociais.
VOCÊ:
- Você pode participar, sendo um Capelão, visitante, benemerente, incentivador, ou contribuinte.
- Compreenda melhor esta missão participando de cursos, palestras e treinamentos à respeito.
- Ore pelos que atuam neste ministério que tem alcançado muitas vidas que aceitaram a Jesus como Salvador e que têem glorificado a Deus nestes lugares onde os membros comuns da igreja local não tem acesso.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PASTORES OU LOBOS


Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas.- Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra de holofotes.- Pastores têm amigos, lobos têm admiradores.- Pastores vivem para cuidar de suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas.- Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e suas igrejas.- Pastores são pessoas humanas reais, lobos são personagens religiosos caricatos.- Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas, lobos perpetuam a infantilização das ovelhas.- Pastores são simples e comuns, lobos são vaidosos e especiais.- Pastores se deixam conhecer, lobos se distanciam e ninguém chega perto.- Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam das ovelhas.- Pastores lidam com a complexidade da vida com palavra de Deus sem respostas prontas, lobos lidam com técnicas pragmáticas e jargões religiosos.- Pastores vivem uma fé encarnada, lobos vivem uma fé espiritualizada.- Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais.- Pastores são transparentes, lobos têm agendas ultra-secretas.- Pastores dirigem igrejas-comunidades, lobos dirigem igrejas-empresas.- Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.- Pastores buscam a discrição, lobos se autopromovem.- Pastores se interessam pelo crescimento espiritual das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento material das ofertas.- Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo, lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.- Pastores constroem vínculos de amizade, lobos aprisionam em vínculos de dependência psicológica.

CURSO CAPELÃO




O CONPEL através do Capelão Pr.Ricardo Solano 2o. secretario executivo e membro da UNIPAS realizará convênio para realização do CURSO DE CAPELANIA VOLUNTÁRIA com a UNIPAS - International Union of Pastors and Volunteer Chaplains as aulas será ministrada pelo Bispo Edmundo Felix e sua equipe da regional Rio de Janeiro do Capelão Pr. Eduardo


SEJA UM CAPELÃO Especialidades : Capelania Infantil - Hospitalar - Social - Prisional - Ecologica - Esportiva - Estudantil -




foto: 4a. Turma de Capelães formada pela Regional Rio de Janeiro ( turma do Pr. Ricardo Solan o)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

CURSO VISITADOR DE ENFERMOS


CAPELANIA HOSPITALAR


Ministrante

Pastor Ricardo Solano Bastos membro da UNIPAS
União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários
com sede nos EUA e Capelão da IELS- Ministério da 3ª. Idade
2º.Secretario Executivo do CONPEL- Conselho de Pastores
Evangélicos de Lorena ,Coordenador da Capelania Hospitalar Interdenominacional de Lorena-SP fundador da IELS Residência
para idosos especiais ,acamados e dependentes e da IELS
Unidade de Cuidados Intensivos , Bacharel em Teologia ,
Professor de Educação Física com especialidade em hidroginástica , Terapeuta com especialidade em hidroterapia , acupuntura , laserterapia , estética e 3a. idade ,enfermeiro marítimo com especialidade em enfermagem do trabalho e urgências e resgates e administração hospitalar , com cursos de extensão em capelania hospitalar e de catástrofe .

Objetivos:
Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na capelania e proporcionar uma formação espiritual ,emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença Destina-se à cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania Hospitalar Interdenominacional
Auxiliar ao seu Pastor no ministério de visitação a enfermos na sua igreja primeiro fase para complementação do curso de Capelania Hospitalar .

Metodologia do curso

Apostilha
Aulas teóricas
Vídeos
Atividades em Grupo


O curso esta dividido em quatro partes:

O paciente
O visitador
A visita
Os benefícios

CAPELANIA INTERDENOMINACIONAL DE LORENA


CAPELANIA HOSPITALAR INTERDENOMINACIONAL DE LORENA
Mantenedor : CONPEL – Conselho de Pastores Evangélicos de Lorena
Coordenação Geral: Pr Ricardo Solano Bastos
E-mail: capelaniahospitalar@globo.com
Tel: 12-9719-7720

Nossos Cursos

1- Visitador de Enfermos
Metas – Alvos
Preparar evangélicos para visitar enfermos de suas igrejas – Fazer da igreja uma extensão da capelania no seu bairro –Motivar para a formação de Capelão Hospitalar – Acompanhar e orientar no desenvolvimento do ministério de visitação a enfermos da sua igreja.

2- Capelania Hospitalar
Capacitar visitadores a se tornarem capelães hospitalares

INFORMAÇÕES SOB CURSO NA SUA IGREJA 12- 9719-7720

Coordenação Geral :
Pastor Ricardo Solano Bastos membro da UNIPAS
União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários
com sede nos EUA e Capelão da IELS- Ministério da 3ª. Idade
2º.Secretario Executivo do CONPEL- Conselho de Pastores
Evangélicos de Lorena ,Coordenador da Capelania Hospitalar Interdenominacional de Lorena-SP fundador da IELS Residência
para idosos especiais ,acamados e dependentes e da IELS
Unidade de Cuidados Intensivos , Bacharel em Teologia ,
Professor de Educação Física com especialidade em hidroginástica , Terapeuta com especialidade em hidroterapia , acupuntura , laserterapia , estética e 3a. idade ,enfermeiro marítimo com especialidade em enfermagem do trabalho e urgências e resgates e administração hospitalar , com cursos de extensão em capelania hospitalar e de catástrofe .

PEDIDOS DE VISITAS E ORAÇÕES

E-mail : capelaniahospitalar@globo.com
Tel: 12- 9719-7720
Orkurt : Comunidade Capelania Hospitalar Lorena